Chega de falar em crise, afinal, 2018 tem tudo para ser um ano repleto de oportunidades de crescimento para o varejo brasileiro. Muito mais do que um discurso otimista, essa será a realidade para empresas que estão preparadas.  A equipe de inteligência da Kiron listou algumas tendências importantes que farão a diferença no relacionamento com o cliente no varejo durante este ano. Vale a pena ficar ligado!

Varejo Híbrido
É cada vez mais desafiador reter os consumidores no ponto-de-venda, não é mesmo? Dessa forma, é cada vez mais importante oferecer produtos de segmentos diferentes num único local. Obviamente, que é extremamente importante observar que esse mix de produtos precisa estar adequado ao seu público-alvo. Por exemplo, um um café pode ser também loja de roupa e de discos para um público específico, que aprecia determinado estilo de visual, música e alimentação. Produtos que se conversam culturalmente entre si, são muito mais efetivos com os consumidores.

Sustentabilidade
Oferecer produtos sustentáveis, preocupar-se com embalagens ecologicamente corretas, diminuir a impressão de papeis são princípios básicos para qualquer empresa hoje em dia. Quando falamos em sustentabilidade para 2018, nos referimos a um buscar sustentabilidade nas relações com clientes e fornecedores, pensando no amanhã do planeta e dos relacionamentos. É preciso que sua empresa crie uma conexão perene com o cliente e não efetue apenas uma venda de produto. É hora de fazer valer a relação ganha-ganha com seus fornecedores, eliminando a velha prática do “espreme-espreme”, visando apenas o seu lucro.

Sai o PDV e entra o Ponto de Relacionamento
As pessoas compram sim no PDV, mas também na internet, em um revendedor/distribuidor, não é mesmo? A escolha de onde ele vai comprar é apenas uma consequência de um ótimo relacionamento que sua empresa criou com ele até o momento de decisão de compra. Treine seus vendedores para serem facilitadores em seu PDV, evitando fatigar o cliente com excesso de informação. Se o cliente entrou em seu PDV, saiba que ele está com mais de 80% da decisão de compra tomada e ali é o local que ele preisa se sentir bem recebido e acolhido.

A empresa é uma só para quem consome e para quem trabalha
O primeiro cliente da sua empresa tem de ser quem trabalha nela. Se você trata bem quem consome sua marca, mas esquece de quem trabalha por ela todos os dias, é melhor rever seus conceitos. Em tempos de redes sociais e maior dificuldade para se comunicar com seu público-alvo, é extremamente importante valorizar seus colaboradores, criando um relacionamento próximo e de confiança com eles. Pode ter certeza de que eles serão os primeiros a divulgar sua marca e quando é formada uma força positiva, o sucesso é consequência natural.

Gostou das dicas? Deixe seu like e compartilhe. A Kiron quer cada vez mais auxiliar o crescimento das empresas com informações relevantes. É tempo de mudança, é tempo de Kiron Sistemas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *