6 dicas para alavancar seu negócio
Você micro ou pequeno empreendedor, percebeu a necessidade de investir, tempo e recurso no marketing digital? Saiba que essa é uma ótima alternativa para aumentar seu faturamento, visto que a influência das mídias sociais está cada vez maior entre seus usuários. Segundo pesquisa divulgada por SocialBrain, durante o período de Pandemia 86% dos brasileiros, maiores de 18 anos, compraram algo através da internet, e não para por aí, grande parte desses indivíduos fez mais de uma compra, clique para conferir a matéria completa!
Ou seja, independente do segmento e tamanho, sua presença na internet é crucial, por isso se divulgar no mundo digital é a oportunidade de alavancar suas vendas, se tornar mais conhecido e o melhor, economizando em comparação aos velhos meios de comunicações.
Entretanto, não basta apenas aderir qualquer rede social e sair postando, é preciso entender onde o seu público está, planejar seu conteúdo com base nele e depois executar de forma assertiva as ações nesse meio.
Características de cada rede
Antes de saber onde investir, é importante lincar as características do seu cliente com as redes que ele costuma utilizar. A melhor pessoa para fazer isso sem dúvidas é você que lida frequentemente com eles e provavelmente sabe a predominância da faixa etária, gênero, preferências, etc. Com base nessa informação, você pode agregar com as características mais marcantes de cada mídia que falaremos a seguir:
– Facebook: A rede social com maior número de usuários, permita alcançar muitas pessoas e explorar diversos formatos de conteúdo, desde fotos, textos, GIFs, vídeo, páginas, grupos, avaliações, além das funcionalidades de Marketplace que foca na venda dos mais variados seguimentos de produtos.
– Youtube: Em segundo lugar no ranking das mídias mais utilizadas é o Youtube. A maior plataforma de vídeos do mundo, onde é possível compartilhar vídeos em outras mídias, o que faz aumentar o percentual de alcance. A criação dos vídeos precisa ser mais elaborada, em contrapartida as chances de envolver e conquistar seu cliente é alta para quem foca em conteúdos educacionais, divulgação de um produto, depoimentos de clientes, eventos, review entre vários outros.
– Instagram: Uma rede focada em conteúdo visual que atualmente oferece diversos formatos de publicações. Desde feed, stories, IGTV, reels, produtos e ferramenta para venda. Vale a pena postar na rede os bastidores da sua marca, envolver sua audiência a interagir com enquetes e testes nos stories.
Para os recursos de vídeo as mesmas dicas do Youtube são válidas. Lembrando que as Hashtags certas conseguem aumentar significativamente o alcance na rede social. Confira o artigo “Entenda o que é hashtag (#) para que elas servem e como utilizá-las” desenvolvido pela Rock Content.
– WhatsApp: Um app com grande potencial de comunicação, dispõe da versão WhatsApp Business, destinado a empresas para facilitar a interação com clientes. A ferramenta diferente da versão normal, permite criar lista de transmissão, catálogo de produto e mensagens automáticas.
Quem tem alta demanda no atendimento por WhatsApp vale a pena contratar soluções para automatizar, organizar e responder por bot as mensagens recebidas.
Aqui em nossa empresa contamos com o Octadesk para centralizar e atender de forma eficiente nossos clientes.
– LinkedIn: Essa rede é voltada ao mundo profissional, ótima para prospecção de clientes, geração de leads, seleção de talentos para seu time, mostrar a cultura da sua empresa, fechar negócios e engajar a marca.
– Pinterest: Focada em referências visuais, permite de maneira fácil compartilhar, classificar e gerenciar pins (fotos), bem como conteúdos como vídeos. Pode ser uma vitrine virtual e ajuda quem busca inspirações para projetos e estilos dos vários segmentos.
– Tiktok: trata-se de um app para criação de vídeos curtos com música de fundo, o foco é divertir seus usuários e está sendo utilizado principalmente por jovens.
É essencial para seu planejamento estratégico escolher em quais mídias você deve estar, de acordo com o seu consumidor, já que através delas você terá relacionamento direto com eles e mostrará o posicionamento da sua marca.
Conheça seus concorrentes
Outra forma de descobrir o que está dando certo para seu segmento é analisando seu concorrente ou empresas parecidas com a sua, isso vale também para criação de conteúdo ou saber o que não está sendo certeiro.
Criar conteúdo que conecte com seu público
Desenvolva conteúdos que agregue valor ao seu público, é preciso falar a linguagem deles e entregar aquilo que ele gosta de ver. O tipo de publicação pode variar muito dependendo da rede, o que permite desenvolver mais de uma abordagem, mas antes de qualquer atitude, tenha em mente que as pessoas acessam suas redes por três principais motivos, sendo eles para buscar entretenimento, educação e informação.
Outra dica para desenvolver seu conteúdo é realizando questionários e enquetes para saber o que seu público se identifica e consequentemente consome, mostre seus bastidores e cases de sucesso com seus clientes.
Invista na qualidade do seu conteúdo
Para desenvolver conteúdo de alta qualidade é necessário planejar, aplicar tempo e recurso. Será preciso atentar ao formato de cada mídia, definir as pautas a serem abordadas e a linguagem de interação.
Evite muita propaganda, ou passar a ideia de apenas querer empurrar um produto. Mostre feedbacks do seu cliente, produtos entregues, os bastidores da sua empresa, dicas uteis e inspirações.
Utilize ferramentas específicas para divulgação dos produtos, como exemplo o Facebook e Instagram que disponibilizam uma espécie de vitrine virtual dos seus produtos para respectivas páginas de compra.
Invista em campanhas e anúncios
A má notícia é que cada dia mais as redes entregam menos o conteúdo para seus seguidores, então caso consiga uma graninha extra, que tal investir para impulsionar seus posts e aumentar seu público?
Tenha constância nas suas postagens
Nada de criar uma conta e deixar ela morta, é fundamental mostrar que a empresa se preocupa com sua página e sempre interage com seus seguidores.
Sem dúvidas as redes sociais estão facilitando o processo de compra e conquistando novos adeptos. E aí, como estão as mídias sociais da sua empresa?
Após aplicar essas dicas, tenha muita atenção, uma das consequências de vender mais é o surgimento de necessidades em relação à automatização de processos. Justamente com esse propósito, a Kiron Sistemas desenvolve soluções para ajudar empreendedores a otimizar tratativas burocráticas para que você invista mais tempo em seu negócio.
Curtiu esse post e quer saber como a Kiron Sistemas vem ajudando empresas com suas soluções? Clique para saber mais!
Entre em contato agora mesmo para conhecer ótimas soluções que cabem em seu bolso!
Deixe seu comentário abaixo! Acompanhe nossas redes sociais Facebook, LinkedIn e Instagram.