Dicas que realmente garantem o bom gerenciamento de tempo
Você sente como se não tivesse tempo o suficiente para fazer tudo o que precisa durante as 24 horas do seu dia? Parece que são tantas responsabilidades envolvendo a vida profissional, que o lado pessoal acaba sendo afetado, né?!
Essa queixa é muito comum para várias pessoas do mundo moderno. Quem é responsável por gerir uma empresa ou se aventura no empreendedorismo, acaba presenciando esse sentimento de “querer fazer mais, mas não conseguir desempenhar todas as funções com tranquilidade e excelência.
Apesar de aparentar que o tempo está cada dia mais escasso ou passando rapidamente, não é exatamente isso que está acontecendo. O causador dessa sensação é o excesso de informações presentes em nossas vidas, o avanço da tecnologia e surgimento das redes sociais. Diariamente recebemos estímulos para interagir com canais de comunicações, causando, por exemplo, a perca de foco em atividades essenciais na rotina de trabalho.
Nesse caso a gestão do tempo é responsável em auxiliar na realização de tudo que nos propomos a fazer e consequentemente alcançar todos os objetivos. Partindo do mesmo pensamento de Peter Drucker, considerado o pai da Teoria da Administração e responsável pela organização e a prática da gestão nos dias atuais:
“O tempo é o recurso mais escasso e, a menos que seja gerenciado, nada mais pode ser gerenciado.” Ou seja, quem não controla esse fator em primeiro lugar, logo não consegue realizar nada de forma efetiva.
Desenvolvemos esse post onde abordamos formas eficientes para você gerir seu tempo da melhor maneira possível. Continue lendo!
O que te faz perder tempo?
A falta de tempo tem duas origens, sendo a que o próprio ambiente de trabalho ocasiona e o que você mesmo tem gerado. Confira os tópicos para entender melhor:
Desorganização
Em seu ambiente de trabalho, você encontra tudo o que precisa de forma organizada ou sente dificuldade para encontrar até mesmo objetos de escritório? Não podemos esquecer do seu computador, seus arquivos digitais e programas estão bem ordenados de forma funcional e para que tudo seja achado com maior facilidade?
Procrastinação
Afinal, quem nunca deixou para depois uma obrigação que tinha para fazer? Provavelmente você já ficou adiando os afazeres urgentes para realizar outras atividades mais interessantes, e como resultado teve que se virar nos 30 para entregar algo que precisava de maior dedicação, afetando diretamente na qualidade do produto/serviço ou tarefa.
Não saber falar não
Saber delegar tarefas é essencial. Aceitar atividades em excesso causa cansaço e menor produtividade, além de gerar sobrecarga e frustração por não conseguir realizar tudo o que foi submetido.
Distrações externas
Pequenas coisas aumentam as distrações. Quanto tempo você não ficou mexendo no celular atraído com uma notificação de mensagem instantânea? Hoje é muito comum perdemos boa parte do nosso tempo apenas com redes sociais ou e-mails irrelevantes.
Ainda, existem as dispersões mais difíceis de resolver que estão no próprio ambiente de trabalho, como conversas paralelas, visitas desnecessárias, entre ouros…
Soluções que devem partir de você
Você deve combinar três componentes para alcançar o melhor gerenciamento desse recurso tão escasso.
1º Organização
2º Foco
3º Disciplina
Veja como é simples sistematizar esses tópicos para adotar em sua rotina;
1# Todas as informações relacionadas ao seu pessoal e profissional devem ser organizadas. Criar uma lista de tarefas já é bem popular para manter a ordem, reserve um momento para anotar tudo que você precisa realizar no seu dia e inclusive ao médio e longo prazo. Ah, não esqueça de definir seus respectivos prazos de entrega e observações.
O Trello pode te ajudar no dia a dia. Seja para soluções em equipe ou individual, a ferramenta permite, de forma intuitiva, que os usuários façam comentários, criem listas de tarefas, definam prazos e compartilhem arquivos dentro da plataforma.
Existem várias outras opções para esse encargo, confira no artigo “Dicas de Produtividade e Organização” alguns recursos gratuitos muito úteis para essa questão.
2# Depois de anotar tudo o que deve ser resolvido é preciso ter clareza daquilo que é prioritário, para assim focar nas atividades escolhidas.
Nessa fase é preciso saber o que você realmente deseja alcançar, aprender a dizer o “não” que comentamos anteriormente e parar de querer fazer várias coisas ao mesmo tempo, pois isso não traz resultado algum.
Sabemos que essa fase é difícil, manter o foco para quem tem várias tarefas não é fácil, tornando-se um desafio a mais quando nos referimos aos donos do seu próprio negócio, já que muitas vezes eles exercem várias funções ao mesmo tempo. Diante disso, insistimos em dizer que é fundamental contar com a tecnologia para automatizar processos e assegurar seu bom desempenho, além do que a falta de inovação afeta da mesma forma a empresa.
3# E por último, ser disciplinado para realizar todas as ações pré-estabelecidas. A disciplina é uma das grandes bases do sucesso, quando trabalhada, passamos a colher resultados de forma constante, melhoramos o gerenciamento do tempo e a qualidade do nosso trabalho. Seja forte e crie hábitos para não gastar suas energias com sabotadores de tempo, não caía na ilusão de acreditar estar poupando tempo ao fazer várias coisas de uma vez só.
Dicas para rotina de trabalho:
Tenha uma boa noite de descanso – Dormir bem a noite resultará no bom desempenho do trabalho e soluções de conflitos. O ideal é dormir no mínimo entre 7 e 8 horas diárias.
Faça pausas durante o dia – Trabalhar ininterruptamente gera uma série de desgastes. Realizar pequenas pausas, vai aliviar os problemas que estão em sua cabeça e, no retorno, as chances são maiores de estar mais concentrado e encontrar as soluções para os desafios.
Tenha hábitos saudáveis – Uma alimentação equilibrada e atividades físicas regulares, trazem mais energia.
Outro conselho é tomar aquele cafezinho, bebidas que contém cafeína, uma substância estimulante, deixam nosso corpo em estado de alerta e isso colabora com a concentração.
Clique para conferir os benefícios de tomar café no trabalho.
Nossa qualidade de vida e produtividade estão relacionadas ao modo como gerimos nosso tempo. Adapte essas dicas para sua vida, isso vai garantir melhor rendimento. E aí, gostou desse post? Curta e compartilhe nas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Instagram.