O que é esse arquivo e para que realmente serve!
Implementada em 2006, a nota fiscal eletrônica ou apenas NF-e, veio para substituir a tradicional nota impressa, ela é quem se responsabiliza por documentar transações, facilitar o trabalho dos órgãos responsáveis e centralizar informações tributárias.
Desde sua execução vem trazendo inúmeros benefícios e algumas mudanças que causam dúvidas até hoje. Se você ainda não compreendeu por completo todos os termos relacionadas a Nota Fiscal eletrônica, como XML, esse artigo é para você!
Atenção! Antes de continuar a leitura do artigo: se você está à procura de uma solução para realizar a emissão, consulta, baixa e armazenagem do XML de NFes em lote, conheça o Portal das Notas: Consultar >>
O que é XML?
O XML é o arquivo virtual da nota fiscal que corresponde ao padrão nacional de escrituração fiscal, essa sigla faz referência ao seu formato que significa ExtensibleMarkupLanguage.
Esse documento totalmente online é o que possui validade jurídica, pois, ele leva a assinatura digital do proprietário do comércio, tornando todo o processo de comercialização mais seguro e extinguindo a necessidade da impressão ou arquivamento físico do XML.
A vantagem desse modelo de arquivo é a facilidade em compartilhar dados. Por seu armazenamento em texto, é permitido a leitura por diferentes aplicativos podendo ser atualizados sem perder informações importantes.
Entre as principais informações contidas no XML, estão:
- Da Nota Fiscal Eletrônica: dia e horário da emissão, modelo, número e série, além do valor total;
- Do Emitente: Identificação básica, como Nome, CNPJ, Razão Social, Inscrição Estadual e código do município para cálculo do ICMS;
- Destinatário: Identificação básica (Nome, CNPJ, Razão Social), Inscrição Estadual;
- Produtos/Serviços: unidade comercial, quantidade, valores unitários, e uma breve descrição;
- Encargos: Valores dos produtos, frete, seguro, base de cálculo, PIS/COFINS/IPI/ICMS;
- Transporte: dados da transportadora, veículo e volume transportado;
- Cobrança: Forma de pagamento e endereço para cobrança.
Entenda o arquivo XML da nota fiscal
O arquivo XML não serve para leitura humana, seu formato é complicado para o entendimento até mesmo de quem já tem experiência nesse setor. Como já explicado ele é um documento fiscal, de existência apenas digital, não sendo impresso e entregue para o cliente, mas sim armazenado de modo que, se necessário, seja fácil encontrá-lo para conferência das informações.
Como abrir um arquivo XML:
Esse arquivo é aberto apenas em softwares leitores desse formato, no caso das Notas Fiscais, a Receita Federal disponibiliza em seu site um programa próprio para isso, clique aqui para acessar!
Existem também alguns programas que fazem a conversão desse arquivo para formatos de leitura mais acessíveis, como CVS e PDF.
DANFE x XML da nota
Ao emitir uma nota o estabelecimento deve imprimir e entregar a versão impressa resumida da NF-e, chamada DANFE para seu cliente, que é apenas a representação física da NF-e, não possui validade jurídica em uma fiscalização, sendo o XML da nota o único documento que leva a assinatura digital da empresa.
O DANFE possui uma chave de acesso de 44 dígitos que permite ao emitente, destinatário consultar direto no Portal da NF-e as informações, completas ou resumidas, da nota fiscal. Caso queira baixar esse arquivo será necessário que o certificado digital de alguma das partes envolvidas esteja instalado no computador.
Sem dúvidas esse documento é uma evolução para gestão fiscal, já que traz maior transparência e comodidade para empresas, bem como para seus clientes. Pensando nisso preparamos um infográfico para explicar as principais informações disponíveis nesse arquivo, lembrando que toda nota fiscal eletrônica segue uma estrutura padrão de campos:
Quer conhecer uma solução completa para facilitar todo o processo da emissão de NF-e e armazenamento de XML? >>Clique aqui <<
Curtiu esse artigo e quer saber mais sobre Notas Fiscais? Então, aproveite para visitar nosso guia completo sobre nota fiscal eletrônica!
Deixe seu comentário abaixo! Acompanhe nossas redes sociais Facebook, LinkedIn e Instagram.