Os 12 principais erros de micro e pequenos empresários
Empreender não é uma tarefa fácil, saber quais os principais equívocos referentes a gestão de micro e pequenas empresas (MPEs) é fundamental para garantir crescimento e sustentabilidade no mercado. Atualmente o principal problema pode ser a falta de conhecimento da maioria dos gestores e proprietários, que acabam deixando essas questões de lado.
Veja abaixo algumas práticas comuns, que até parecem inofensivas, mas que são perigosas e que ocasionam quedas significativas no desempenho de qualquer negócio.
1# Falta de Planejamento
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), diz que 21% das empresas não conseguem sobreviver após o primeiro ano de vida. E conforme um estudo do SEBRAE, o segundo motivo que ocasiona a mortalidade, em especial naquelas de pequeno porte, é o não planejamento.
Não possuir estratégia tem como consequência o desconhecimento sobre a própria empresa tornando mais dificultoso reconhecer os pontos fortes, as fraquezas, ameaças e oportunidades.
Gerando aumento dos custos por ser impossível prever possíveis gastos ou antever situações previsíveis. Bem como ocorrer erros relacionados a compra de produtos em excesso, ou deixar de comprar itens fundamentais que terão que ser adquiridos em cima da hora com valores acima da média.
Não se atentar a futuras mudanças no mercado e economia afetam diretamente o empreendimento, sujeitando ao desaparecimento por não se adaptar as transformações e tornando o negócio mais sensível à crise.
2# Gestão financeira
Outro grande desafio é controlar as finanças da empresa. O bom gerenciamento financeiro é essencial para qualquer um, sendo a garantia de longevidade para quem investe tempo e recursos nesse setor. Alguns erros comuns são; misturar as finanças empresariais com pessoais ou mesmo de outro negócio, não contar com reservas mensais, falta de orçamento e desorganização com fluxo de caixa.
Confira soluções para impasses no setor financeiro no artigo sobre Gestão Financeira Empresarial.
3# Realizar empréstimos frequentes
Principalmente em momentos de crise muitos veem o empréstimo como uma oportunidade, para implantar melhorias ou sair do vermelho. Mesmo não sendo errado é preciso atentar-se, não agir por impulso e colocar em risco a saúde financeira do negócio. Portanto, antes de contratar um empréstimo é preciso realizar um planejamento, você terá uma mensalidade a arcar com suas devidas taxas e, em caso de atrasos, juros irão sobrepô-las. Não faça nada no impulso, pesquise as melhores taxas entre as instituições financeiras e utilize o dinheiro apenas para o fim planejado.
4# Não saber os custos e despesas
Muito comum não ter conhecimento em relação aos custos e despesas envolvidos em cada produto ou serviço disponibilizado aos clientes. O grande problema disso é a dificuldade em determinar preço adequado e acabar vendendo um produto por valor tão baixo que a margem de lucro estará reduzida. Ao médio e longo prazo, isso aumenta as possibilidades de falência da companhia.
5# Não conhecer seu estoque
Algo ignorado por muitos pelo desconhecimento dos princípios básicos de uma boa administração. Contratempos que podem acontecer para quem não prática o bom gerenciamento de estoque é a compra de matérias sem programação, em quantias elevadas ou menores, falta de estoque e encalhamento de produtos.
A correta gestão desse setor é muito importante, já que os materiais armazenados representam um capital de giro a ser administrado.
6# Falta de foco nas necessidades do consumidor
Não é incomum ver empreendedores desenvolverem soluções sem estudo algum. Você acredita que seu produto é revolucionário, mas na verdade ele não é o que realmente procuram. Um risco enorme, produzir algo sem avaliar a demanda e aceitação do público. Visto que convencer o cliente de algo que ele não precisa, custa mais recursos do que atender a uma demanda já existente.
Procure trazer a solução para aquilo que as pessoas precisam.
7# Não acompanhar a concorrência
Também é preciso ter atenção com as soluções e estratégias dos concorrentes para desenvolver métodos que garantam a preferência das pessoas. O ideal é oferecer algo único e com valor justo.
Lembre-se que antes de fechar negócio o cliente fará inúmeras considerações até finalizar a compra. Analise aquilo que seu concorrente oferece antes de definir preço e até mesmo características do seu produto.
Um erro habitual é não avaliar o mercado para encontrar brechas no que já é oferecido. O legal é descobrir oportunidades que ainda não foram vistas por outros, podendo ser o seu diferencial.
8# Atuar de maneira informal
Para evitar custos com o cumprimento de obrigações legais, muitos empreendedores preferem o risco de atuar na informalidade. Sabemos que a carga tributária pode ser um vilão, mas o descumprimento da lei impede acesso a vários recursos, além de acabar com várias oportunidades e causar a perca de credibilidade, pois não é possível nem oferecer nota fiscal aos consumidores.
Atualmente existem maneiras acessíveis de resolver essa adversidade. Uma opção é se legalização como Microempreendedor Individual (MEI).
9# Não inovar
O mercado está sempre mudando, assim inovações são necessárias para acompanhar as transformações nos interesses e perfil dos consumidores. O empreendedor muito conservador e inflexível pode ser inefetivo, levar a empresa à crise, perder as chances de reinventar o empreendimento, não ampliar as margens do seu produto e consequentemente ser menos competitivo no mercado.
Capacidades de flexibilização e adaptação são muito importantes dentro da nossa economia.
10# Negligenciar a tecnologia
A tecnologia é essencial para automatizar os processos de gerenciamento e assegurar um bom desempenho. A sistematização de processos, auxilia na visão holística do negócio, minimiza erros e automatiza a coleta de dados. Empresas que não aderem à modernização apresentam baixa produtividade, burocracia em tarefas repetitivas, baixa segurança das informações, falhas no relacionamento com cliente e menor vantagem competitiva.
Em qualquer seguimento a falta de inovação pode ser o motivo de não conseguir crescer no mercado.
11# Achar que só as vendas importam
É normal sempre querermos aumentar o número de nossas vendas e compradores. Porém, não é só isso que importa. Ser eficiente, oferecer um bom atendimento e um produto ou serviço de qualidade é fundamental para o crescimento, bem como fidelização do cliente.
12# Pensar que a sua equipe não precisa de motivação
Pessoas desmotivadas não produzem direito. Se você e seus colaboradores ficarem desanimados, provavelmente irá perder dinheiro. Os problemas que uma equipe desmotivada apresenta são baixas na produtividade e falta de comprometimento.
Agora que você já sabe quais são os principais erros de gestão…
O ideal é evita-los. Você deve identificar possíveis falhas e oportunidades em sua empresa, uma boa administração é fundamental para garantir o funcionamento de qualquer negócio. Invista tempo aos estudos para gestão da sua empresa, apenas a vontade de fazer acontecer não é suficiente, ter o domínio de ferramentas e metodologias, também influencia para não cometer esses erros e por consequência crescer.