Aprenda Emitir Nota Fiscal eletrônica (NF-e)
Você sabia que a Nota Fiscal é uma das formas que o governo utiliza para recolhimento de tributos. Portanto, a emissão de NF-e é um dos processos mais importantes, já que garante sua integridade, além obrigatório por lei.
E apesar de todo trabalho, por outro lado, se você chegou nessa fase e tem que emitir NF-e, é um ótimo sinal, visto que as vendas estão escalando e sua empresa está cada dia mais profissional.
Então, se você precisa emitir Nota Fiscal eletrônica, confira duas maneiras de fazer essa função, seja você MEI, indústria, comércio ou distribuidora.
Tipos de Nota:
Você deve se atentar ao tipo de nota fiscal que sua empresa irá emitir, confira
- Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e);
É responsável por registrar a venda de produtos e emitida de forma digital, sempre que ocorre a venda de um produto.
- Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e);
É usada na prestação de serviços, esse modelo deve ser expedido junto à prefeitura da empresa prestadora de serviço.
- Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e).
Essa é a nota do cliente final, ou seja, pessoa física. Em geral, essa nota está presente no varejo e comércio, como exemplo supermercados, farmácias, bares, açougues e restaurantes.
Requisitos para emissão:
Se a sua empresa precisa emitir Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e), antes de começar a emissão é necessário preencher alguns requisitos, sendo eles:
– Credenciar sua empresa na Secretária da Fazenda do Estado onde está localizada;
– Adquirir um Certificado Digital A1 ou A3;
– Ter acesso a um sistema para emissão de NF-e.
Existem várias opções de emissores disponíveis, hoje vamos mostrar as duas principais. O emissor gratuito do SEBRAE, que se limita para quem não emite tantas Notas Fiscais, e uma segunda opção sendo o Kiron Notas, um sistema online que permite a emissão facilitada e 100% segura.
Emissor Gratuito SEBRAE
Primeira opção, o SEBRAE disponibiliza uma plataforma para emissão, porém com limitações em relação aos softwares pagos, pois exige certo conhecimento nas tributações da NF-e, já que todo cálculo é feito manualmente.
Clique aqui para baixar o manual de como utilizar o emissor de NF-e Gratuito do SEBRAE.
Emissor de NF-e Kiron
A segunda opção que vamos mostrar, é a maneira mais simples de emitir Nota Fiscal eletrônica, visto que será preciso cadastrar apenas uma única vez as principais informações como cliente e produto, bem como, todo cálculo será feita de forma automática.
Clique aqui para criar sua Conta Grátis
Antes de emitir sua primeira nota, você não pode esquecer de configurar o certificado digital e realizar os primeiros cadastros clique aqui para baixar o PDF com o passo a passo ou acesse os vídeos a seguir:
Obs: Essas informações serão cadastradas apenas uma vez ou sempre que tiver um novo cadastro.
Confira o vídeo explicativo com o passo a passo do processo de emissão no Kiron Notas:
Primeiros Passos para Digitar uma NF-e
Após realizar o login e acessar a página principal. Acesse o menu lateral, em seguida clique na aba Nota Fiscal, depois “+ Novo” no canto superior direito.
A tela de cadastro de nota fiscal irá abrir, sugerimos que o preenchimento seja feito na sequência: 1º Nota fiscal, 2º Produtos, 3º Configurações Gerais e 4º Cobrança.
1º Nota fiscal
– Preencha o destinatário, que pode ser pesquisado através da Razão Social ou CNPJ/CPF;
– Confira a data e hora de emissão que são preenchidas automaticamente, se desejar, defina a data de saída/entrada;
– Selecione a finalidade da nota (nesse exemplo vamos emitir uma nota normal);
2º Produtos
Em “Produtos” clique em “+ Adicionar”.
Selecione o produto, o CFOP, informe a quantidade e o preço. Ao final, clique em “Salvar”.
3º Configurações Gerais
Adicionar Transportadora
– Para adicionar uma transportadora, clique em “Adicionar Transportadora”, lembrando que não é obrigatório.
Configurações Avançadas
– Para definir outras configurações clique em “Configurações Avançadas”, entretanto não é obrigatório.
OBS: Se sua empresa já emitiu Nota Fiscal eletrônica antes, você deve informar o número da próxima nota que será emitida. Por exemplo, a última nota emitida através de outro sistema foi nº 103, portanto, será preciso digitar 104 no campo Número da Nota Fiscal. Mas se essa for a primeira NF-e, não precisa preencher esse campo.
Valores Totais
– Para consultar um resumo dos impostos destacados na nota clique em “Valores Totais”.
4º Cobrança
Nesse bloco deverão ser indicados:
– Condições de pagamento, se for à vista ou a prazo;
– Conferir valor total da nota;
– Data base;
– Meio de pagamento;
– Parcelas e intervalos entre elas no caso de pagamento a prazo.
Em seguida, clique em “+ Calcular”, para calcular o valor das parcelas;
Observações
Se houver alguma informação adicional que deseja colocar na nota, basta digitar no campo “Observação”.
Finalizar a NF-e
Para enviar a nota para SEFAZ, basta clicar em “Transmitir”, se preferir apenas salvar para realizar o envio posteriormente, clique no botão “Salvar” ou se desejar visualizar o DANFE antes de Transmitir a nota, clique em DANFE.
Após esse processo, a tela será redirecionada para Lista de Notas Fiscais, onde mostrará o status de todas as suas notas.
As que estiverem com Status “Transmitida”, significa que já possuem valor fiscal, já as que marcarem “Digitação” ainda não foram enviadas para SEFAZ, para enviar basta clicar no botão “Transmitir nota”.
Viu só como pode ser fácil emitir Nota Fiscal eletrônica, ainda mais com a plataforma Kiron Notas! Clique para começar a emitir suas notas por 7 dias grátis (sem a necessidade de cadastrar cartão de crédito).
O Emissor Kiron Notas é Ideal para sua Empresa
Se você não tem tempo a perder, precisa emitir NF-e de forma segura e prática, temos a solução perfeita para seu tipo de negócio. O sistema Kiron Notas é o emissor online mais prático e econômico do mercado. O melhor investimento para você que precisa emitir NF-e em poucos cliques e com impostos automatizados. Que tal começar agora mesmo a utilizar esse emissor? clique para testar por 7 dias grátis!!